domingo, 30 de maio de 2010

Bienal do Livro e sua grande contribuição para o incentivo à leitura

Quando se fala em hábito de leitura, muitos alegam falta de tempo, preguiça, falta de interesse, de dinheiro ou que simplesmente não gostam de ler. Para ajudar a mudar a cultura dos brasileiros e incentivar a leitura, acontece nas grandes cidades brasileiras a Bienal do Livro, que são feiras literárias que promovem a literatura brasileira. Em Belo Horizonte a segunda edição acontece em maio nos dias 14 e 23, no Expominas.

Na minha ida a este evento, umas das coisas que chamou a minha atenção foi o interesse das crianças com a leitura. Havia stands exclusivos para elas, com livros de todos os preços e de todos os jeitos, quanto mais chamativos e atrativos mais elas gostavam. Ou seja, os livros estavam acessíveis a todos, a qualquer tipo de classe social. Para que houvesse uma maior motivação, estava disponível também um “carro biblioteca”, todo decorado para atrair leitores de todas as idades.

Para cada faixa etária, uma programação cultural. Voltado para as crianças, o “Circo das Letras”, que através das músicas, das histórias e das oficinas de jogos corporais ajudam a incentivar o hábito da leitura. Como vocês podem ver no vídeo abaixo, até os pais entravam na brincadeira e dançavam junto com os filhos.

Já para os adolescentes, havia o espaço “Arena Jovem”, onde os escritores divulgavam os seus trabalhos e os jovens faziam perguntas e tiravam suas dúvidas. Uma interação que reforça a admiração para quem gosta e aumenta o interesse para aqueles que não têm o hábito. Quando estive na Bienal, três convidados, Ruy Castro, Heloísa Seixas e João Fonseca falavam sobre “O texto, a Adaptação Teatral e a Encenação”.

Feiras literárias, como a Bienal do Livro, fazem com que as pessoas se interessem muito mais pela leitura, o que pode ser comprovado pelo grande número de pessoas presentes. É um momento que gera motivação nas pessoas, uma vontade de adquirir conhecimento e aprendizado, seja através descoberta de outros gêneros literários, dos grandes descontos ou simplesmente pela presença dos autores. Quem não foi este ano, vai ter que esperar um pouco mais. A próxima edição só acontecerá em 2012.

Estrutura do carro biblioteca.



Preços acessíveis.

Stand direcionado só para as crianças.

Vídeo da apresentação do "Circo das Letras":

Um comentário:

  1. Legal, Isabela...
    gostei do texto (poderia haver alguns links, não?) e das imagens. O vídeo deu um quê a mais.
    abs,

    ResponderExcluir