sexta-feira, 9 de abril de 2010

Feed Reader e Google Reader

Durante três dias testei simultaneamente ao Feed Reader, o Google Reader, que são leitores de feed (RSS). O RSS permite que você acompanhe as atualizações de um site sem precisar acessá-los frequentemente. O ícone ao lado identifica quando o site possui o sistema.É preciso que o usuário tenha uma ferramenta de leitura de RSS, que pode ser um programa instalado no computador como os leitores citados acima.

A todo instante, com um sinal sonoro, o Feed Reader me atualiza com novas notícias dos sites que escolhi. O Google Reader fica acessível para quem possui o Gmail ou outro serviço do Google. Quando você cadastra os sites do seu interesse, as informações atualizadas chegam a todo instante, sem precisar procurá-las, o que poupa tempo. O que eu considero uma vantagem para os dois aplicativos. A desvantagem é o excesso de notícias dos dois aplicativos, é preciso saber selecionar as mais relevantes para serem lidas.

O Google Reader pode ser acessado em qualquer computador com internet, não é preciso fazer download para ter o programa. O que difere do Feed Reader, que precisa ser instalado e funciona onde está instalado. Mostrando ser uma ferramenta mais completa, o Google Reader possui um item onde você pode acompanhar as tendências de leitura e de inscrição. Além de poder compartilhar arquivos com os seus amigos. As notícias que merecem destaque podem ser marcadas com estrelas. O Feed Reader já é um leitor mais básico, as notícias ficam nas pastas separadas por temas, e nada mais do que isso.

Não tenho preferência sobre o melhor leitor de feeds. Para mim, todos são úteis e práticos. Torna-se útil principalmente para os jornalistas, que precisam acompanhar vários sites com um curto espaço de tempo. Depois que você se acostuma com os feeds, é quase impossível ficar sem utilizá-los. No mundo globalizado, só fica sem informação quem quer.


Isabela Souza


Um comentário:

  1. Isabela,
    senti que faltou um pouco de 'energia' na realização da tarefa. Acertei?
    Um abraço,

    ResponderExcluir