domingo, 30 de maio de 2010

Literatura para todos os gostos

A Bienal do Livro de Minas 2010 aconteceu entre os dias 14 e 23 de maio no Expominas e contou com uma diversificada programação cultural, que atendia a todos os gostos. O Café Literário reuniu diversos escritores, jornalistas e pensadores. A Arena Jovem também contou com a participação de nomes importantes do meio literário e jovem. A Goleada Literária contou com a presença de diversas personalidades do jornalismo esportivo e do mundo do futebol. O Circo das Letras apresentou uma programação repleta de histórias, músicas e brincadeiras. Quem assistiu, conferiu personagens divertidos e participou de oficinas de arte com origamis, mímica, jogos e brincadeiras do folclore brasileiro. O espaço era voltado para as crianças, mas também foi muito bem recebido pelos adultos.

Fui conferir a Bienal no segundo dia de evento, dia 15 de maio, e o que mais me surpreendeu foi o grande número de crianças presentes no local. Talvez o notável sucesso de público infantil com o qual o evento contou, se justifique pelo grande número de atividades especialmente direcionadas às crianças. Achei muito interessante e válido as apresentações de teatros infantis e contadores de história, que apresentaram às crianças toda a fantasia do mundo do livro, mostrando a elas como a leitura pode ser desvinculada de algo entediante e se tornar muito divertida e prazerosa. Gostei bastante da iniciativa do evento, pois proporcionou grandes momentos de contato das crianças com a literatura de formas diferentes daquela convencional, fazendo com que desperte nelas o interesse pela leitura desde cedo.

Sem dúvida, a Bienal deste ano foi um programa cultural e divertido direcionado a públicos de todas as idades. A programação do evento abordou diferentes gêneros da literatura e levou aos visitantes formas inovadoras de contato com o livro. Acredito que esse tipo de iniciativa é um grande incentivo e uma das razões pelas quais o interesse do público pela literatura tem crescido bastante. Segundo o próprio site do evento, a II Bienal alcançou seu propósito e foi um grande sucesso. Em 10 dias, cerca de 250 mil pessoas passaram pelo Expominas e em torno de 700 mil livros foram vendidos.

Confira algumas fotos do evento:








Bruna Cruz

Um comentário:

  1. Bruna,
    gostei da pauta, do texto e das fotos (a da menininha deitada é linda!), mas faltaram os recursos multimidia, não é?
    abs,

    ResponderExcluir