sexta-feira, 9 de abril de 2010

Feed Reader e Google Reader


Durante três dias, analisei dois programas similares: o Feed Reader Rss e o Google Reader. Ambos os programas permitem acompanhar as atualizações de sites selecionados pelo próprio usuário, facilitando e tornando mais prático o acesso a sites diversos, principalmente sites de notícias e blogs. São sistemas que atualizam as páginas de forma instantânea, trazendo a informação para o leitor, economizando tempo e facilitando o trabalho.
Uma das diferenças que pude constatar, é a forma de acesso de cada um. Enquanto a tecnologia do Feed Reader necessita do download do programa, o Google Reader apresenta maior praticidade nesse sentido, já que basta criar uma conta no Gmail ou outro serviço do Google, para ter acesso às notícias em tempo real. Assim, uma vantagem do Google Reader seria o fácil acesso em qualquer computador com internet, sem a necessidade de instalação de nenhum software, o que limita o acesso do usuário apenas à máquina na qual o programa está instalado.
Além de não ocupar espaço, outra vantagem do Google Reader é a possibilidade de compartilhar links interessantes com outros leitores que também o possuem, sendo um meio de troca de informações. Há também recomendações de alguns itens de leitura semelhantes ao perfil do usuário. O Google Reader apresenta, ainda, estatísticas de leitura e inscrição nos sites acompanhados pelo internauta.
Por outro lado, o Feed Reader Rss poupa tempo, já que basta estar conectado à internet para que a notícias atualizadas instantaneamente comecem a aparecer na tela para o leitor. No Google Reader, é necessário abrir o navegador e digitar nome de usuário e senha.
Ao analisar os dois sistemas, gostei bastante da praticidade e da economia de tempo proporcionada pelos dois, algo fundamental para qualquer profissional de hoje, principalmente para o jornalista, que vive na pressa pela busca de notícias.
Bruna Cruz

Um comentário:

  1. Oi, Bruna,
    seu post está bom, mas faltam referências aos produtos e temas analisados, um pouco mais de informação sobre sua experiência e, quem sabe, outras imagens para dar um 'respiro' no texto.
    Um abraço,

    ResponderExcluir