quarta-feira, 3 de março de 2010

Web 1.0 X Web 2.0

Bastaram duas décadas, desde o surgimento da internet, para que fosse percebida a rapidez com que a informação circulava por meio dela. A Web 1.0, nome dado a primeira fase da web, trouxe consigo uma série de novidades na área da tecnologia. Além da quase instantaneidade da informação, trouxe também benefícios para os negócios, como redução de custos e aumento de produtividade. Isso porque a troca de informações por e-mail e mensagens online, acelerou a comunicação entre funcionários, clientes e fornecedores da empresa, além da economia de papel, telefone e fax.

Dessa maneira, os usuários da Web 1.0 eram apenas leitores e consumidores do conteúdo pouco interativo e já pronto que estava disponibilizado na rede, ou seja, não eram capazes de participar da criação de um novo conteúdo.

Nos últimos anos, a internet tem se massificado, tornando-se mais acessível a todos e aumentando cada vez mais os níveis de interatividade. Com o desenvolvimento de outras ferramentas disponíveis na rede, inicia-se uma nova fase da internet, em que ela se torna mais democrática e os usuários também se tornam os produtores de conteúdo. É esta a chamada Web 2.0.

A segunda geração da web reforça o conceito de troca de informações e permite que os usuários sejam mais do que meros espectadores, mas também geradores de conteúdos e comunidades virtuais. Nesta segunda fase da web, surge a tecnologia da banda larga e o desenvolvimento de novos softwares, inovações que possibilitariam a colaboração do internauta em sites e serviços virtuais. O YouTube é um bom exemplo disso. Os usuários postam seus vídeos e também podem comentá-los.

Assim, o internauta agora é peça fundamental na construção de conteúdo, tendo o poder de produzir ou alterar versões geradas por outros usuários e participar na alteração de programas, dando sugestões e interagindo da maneira como quiser. Surgiram também novas tecnologias e sites, como Facebook e MySpace, ferramentas com as quais os usuários têm a facilidade de publicar e comentar conteúdos, contribuindo bastante para aumentar o nível de interação social online e estimular a aprendizagem dos internautas.

Portanto, a grande diferença existente entre a Web 1.0 e a 2.0 é a participação do usuário na produção do conteúdo, ou seja, seu posicionamento em relação à web. Enquanto antes o internauta era apenas um consumidor de informações, agora ele passa a produzi-las, como em blogs, por exemplo, controlando seu próprio conteúdo na rede e disponibilizando-o para toda a comunidade digital.


Bruna Cruz

Um comentário:

  1. Oi, Bruna,

    seu texto está bem escrito. Não há grandes provocações ou análise que nasça da sua experiência, no entanto. Isso o diferenciaria dos demais posts já publicados em toda a web sobre o tema, não é mesmo?
    Um abraço,

    ResponderExcluir