quarta-feira, 3 de março de 2010

As mudanças entre Web 1.0 e Web 2.0

Não houve de fato uma divisão de Web 1.0 para Web 2.0, o que aconteceu foi um grande avanço na internet que levou pessoas a falarem em Web 2.0. A primeira fase da web, marcada pela troca de informação por e-mail e mensagens instantâneas foi a atração principal da rede. O que acontecia na Web 1.0 era que não havia tantas técnicas de design e execução das páginas, era uma rede que trazia as informações, mas que não mantinha atrativos ou investia na evolução do site.

Web 2.0 é um termo criado em 2003 pela empresa Norte Americana de Tim O’Reilly para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, em que os usuários passaram a ser o foco principal da rede mundial de computadores. No esquema de O’Reilly, a Web 2.0 pode ser entendida como uma espécie de centro de gravidade da rede, que tende a atrair os sites para si. Conforme os sites vão adotando parâmetros do novo ambiente da Web,ele se aproxima desse centro de gravidade, tornando-se mais próximo de ser 2.0.

Alguns sites que tornaram conhecidos na Web 2.0 foram o “Flickr”, site de fotos, as comunidades de relacionamento “MySpace”, “Facebook” e “Orkut”, sites de pesquisa, “Wikipedia”, uma enciclopédia online em que os verbetes são criados e editados pelos próprios usuários, sites de vídeo,“YouTube”, entre outros. Atualmente o grande sucesso de páginas sociais é o microblog Twitter.

Compartilhamento, publicação, disponibilidade rápida, participação do usuário e opinião, são as características da Web 2.0. Os elementos presentes da nova Web é o RSS, onde o usuário da web solicita às informações que deseja e elas são enviadas ao usuário automaticamente e as Wikis, que indicam páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por usuários que têm direitos de acesso. A Web 2.0 tem ambientes propícios à criação e manutenção de redes sociais, múltiplos plugins que permitem estender a funcionalidade básica de um determinado site ou agregar conteúdo. Enquanto os sites da Web 1.0 são estáticos, não interativos e os aplicativos são fechados.

Outra diferença entre Web 1.0 e Web 2.0 são os usuários. Antes na Web 1.0, eram consumidores da informação, somente os responsáveis por uma página podiam colocar informação na web, os usuários eram meros espectadores. As páginas da internet traziam um grande conteúdo de informação sem interatividade e por isso os sites se tornavam estáticos. Já na Web 2.0, os usuários se tornam consumidores e produtores, capazes de alterar a construção do conteúdo. A Web passa a ser facilmente acessível e publicar online deixa de exigir a criação de páginas Web.

Em 1996, a Web 1.0 tinha 45 milhões de usuários para 250.000 sites, atuando, prioritariamente, como uma rede entre computadores. Dez anos depois, em 2006, a web 2.0 contava com 1 bilhão de usuários para 80.000.000 de sites, formando uma rede entre indivíduos. A Internet está cada vez menos ligada a computadores, e sim às pessoas que a utilizam como uma poderosa ferramenta de comunicação.

As mudanças são mais que evidentes e mostram como a tecnologia tem influenciado o modo do internauta viver, trabalhar e se relacionar. Interatividade e liberdade de expressão marcam a nova trajetória da Internet.

Isabela Souza

Um comentário: